terça-feira, maio 13, 2008

Assalto!!!!


Grupo Teatro Apollo

Assaltaram o Torreão do Castelo de Ourém na passada semana. Não sabemos precisar o dia. Demos com a situação na última sexta-feira quando alguns elemntos do Grupo foram buscar
o material que ainda lá tínhamos. E que não deveríamos ter.
Forçaram a entrada com um pé de cabra e entraram. Roubaram a nossa mesa de mistura e os respectivos cabos, um prejuízo que ronda os 1500€. Trouxe-se aquilo que nos deixaram.


Para além do prejuízo material há ainda o patrimonial. Temos a maior estima por aquele Torreão. Vandalizaram-no, mais uma vez. O GTA apresentou queixa pelo furto, não temos a menor esperança de voltar a ver a mesa de mistura que tantos espectáculos fez. No entanto, é nosso dever fazê-lo.


Em 2007, também entraram no Torreão. O GTA estava com um outro espectáculo nessa altura. Entraram, pegaram no avião que tínhamos em cena, subiram com ele até ao piso superior do Torreão, abriram a porta e mandaram-no pela encosta abaixo. Isto foi numa sexta, tínhamos espectáculo no dia seguinte. Naquela altura, um dos elementos do Grupo (não deve ter dormido bem de noite) foi lá buscar o avião às 7 da manhã. Voltamos a reparar o avião para colocar em cena para o espectáculo.


Na semana seguinte à primeira reconstituição do avião, voltaram a entrar no Torreão, voltaramn a pegar no avião e encosta abaixo. Mais uns dez bancos de madeira que também vieram pela encosta. Nessa altura e após comunicação à Câmara, foi efectuado um reforço nas entradas do Torreão.

Desde 2006 que o GTA faz espectáculos semanais no Torreão, mediante o pedido prévio feito à autarquia. É cedido o espaço, o GTA quando detecta alguma anomalia comunica à autarquia.

Em 2006
O Grupo de Teatro assumiu em 2006 uma nova fase: assumir espectáculos semanais que permanecem residentes no Torreão durante três ou quatro meses. Costumamos fazer duas temporadas: Fevereiro a Junho e Setembro a Novembro. Mantemos uma prática teatral semanal, desenvolvemos e apresentamos trabalho. Pelos inquéritos que entregamos aos espectadores no início do espectáculo e pelas reacções, ninguém fica indiferente à beleza do Torreão e à conjugação de teatro naquele local. Em 2 anos, temos público que volta. E isso é muito bom.


Agora é tempo de avaliar o prejuízo, fazer alguns espectáculos para conseguirmos dinheiro para outra mesa e continuar a fazer teatro. Lamentamos esta situação, iremos arranjar solução para ela.
Temos estreia marcada para dia 23 de Maio e muito trabalho para fazer.

2 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

Certamente que o vosso amor ao Teatro vai fazer com que superem essa perda. Quanto aos ladrões, pode ser que fiquei "agarrado" à mesa de mistura!

Um grande RAUF para ti!

Tininha disse...

Agora é fazer uns espectaculos extras, para arranjar uns trocos.
Obrigado Rafeiro Perfumado